top of page
programação

o antipássaro
Colocar em cena as palavras de Orides Fontela, sua poesia, seu olhar artístico e lúcido para que o universo feminino conquiste o protagonismo necessário. Orides viveu à margem como poeta, massacrada pelo mundo masculino acadêmico, estigmatizada por viver na solidão e na pobreza, e sua obra reflete esse viés filosófico e profundo, seco e conciso da vida. Roteiro teatral a partir da obra e vida de uma das maiores poetas brasileiras.
Sábados, 20h
Domingos, 19h
Duração: 50min
Classificação indicativa: 12 anos
Ficha Técnica
Roteiro e Direção de Elias Andreato baseado na obra e vida da poeta Orides Fontela
Com: Nilton Bicudo
Luz e Cenário de Elias Andreato
Música Composta por Jonatan Harold interpretada por Daniela Tozzi Casteline
Assistência de Direção: Zé Gui Bueno
Fotografia: Adriano Scanhuela
Produção Executiva: Victor Zaguini
Figurino de Marcelo Leão
_JPG.jpg)
música inaudita
Com curadoria de Alexandre Rosa, contrabaixista da Osesp, a série Música Inaudita reunirá instrumentistas de sólida formação na cena erudita brasileira que apresentarão um repertório variado – desde a música renascentista com um conjunto de vozes, a barroca com uma orquestra com instrumentos de época, a clássica e romântica com um quarteto de cordas, até a dos nossos dias com um Monodrama para piano, contrabaixo, viola e canto.
Concerto dessa edição: Ensemle CamSons Octeto em Fá Maior D.803 de F. Schubert
Serviço
Domingo: 11h
Duração: 60 min
Classificação indicativa: Livre

De 09/04 até 28/05
Quartas-feiras, das 19:30 às 21:30

Sábados
10h30 às 12h30
o ator no audiovisual
Ministrado por Rodolfo Valente, o curso “O Ator no Audiovisual” formará um grupo de pesquisa no Ágora Teatro com foco no estudo da atuação para o cinema.
Pensaremos o trabalho do ator, do momento do teste até a filmagem, percorrendo a preparação e a construção da personagem.
Quais ferramentas podem ser utilizadas nesse processo? Existe um método de trabalho universal e infalível? O que é a “imaginação fisicalizada” e como utilizá-la? Quais as diferenças entre a atuação na câmera e no palco? Como lidar com a solidão na criação e qual a sua importância fundamental? Através de investigações teóricas e experimentações práticas, vamos explorar questões de enorme importância para o ofício do ator.
O curso é voltado para atores profissionais, estudantes de interpretação e para todas as pessoas interessadas em conhecer a arte da atuação, sem necessidade de experiência prévia.
TEXTO E CENA - AULAS AVULÇAS
A história do teatro analisada sob a perspectiva da evolução da literatura dramática e de sua relação com a arte do espetáculo.
- Curso ministrado por Welington Andrade.
- Leituras dramáticas coordenadas por Celso Frateschi.
Módulo 5: Primeira metade do século XX
• 15/3 – O humorismo no teatro: Seis personagens à procura de um autor (1921), Luigi Pirandello (1867-1936).
• 22/3 – Tomada de consciência: O percevejo (1928), Vladimir Maiakóvski (1893-1930).
• 29/3 – Simbolismo e paixão: Bodas de sangue (1933), Federico García Lorca (1898-1936)
• 5/4 – Realidade prismática: Vestido de noiva (1943), Nelson Rodrigues (1912-1980).
• 12/4 – Existencialismo e humanismo: Entre quatro paredes (1944), Jean-Paul Sartre (1905-1980). [19/4 – Semana Santa]
• 26/4 – Lições do materialismo dialético: O círculo de giz caucasiano (1943-1945), Bertolt Brecht (1898-1956). [3/5 – Emenda do Dia do Trabalho]
• 10/5 – Tragédia privada: Um bonde chamado desejo (1947), Tennessee Williams (1911-1983).
• 17/5 – Existencialismo e absurdo: Estado de sítio (1948), Albert Camus (1913-1960)
• 24/5 – De herói a vítima: A morte de um caixeiro viajante (1949), Arthur Miller (1915-2005).
• 31/5 – Impasse e aporia trágicos: Esperando Godot (1953), Samuel Beckett (1906-1989).
• 7/6 – Nordeste, Roma e Florença: Auto da compadecida (1955), Ariano Suassuna (1927-2014).
• 14/6 – Crítica às opressões humanas: A visita da velha senhora (1956), F. Dürrenmatt (1921-1990).
bottom of page