top of page
o grande inquisidor sec. xxi
De Fiódor Dostoiévski
Em cartaz no Ágora Teatro , com sessões aos sábados e domingos às 19h e segundas às 21h.
O espetáculo O Grande Inquisidor Século XXI de Fiódor Dostoiévski terá a temporada prorrogada nas seguintes datas:
Sábado (10/11), Domingo (11/11), Segunda (12/11)
Sábado (17/11), Domingo (18/11), Segunda (19/11)
Alguns clássicos se eternizam por terem a capacidade de concentrar em si questões pertinentes às mais diversas épocas permanecendo sempre oportuno revisitá-los.
Se é verdade que o mundo da fábula foi criado pelo mundo do autor, no caso do teatro ele é mediado sempre pelo mundo do ator que fala com o espectador.
Pela terceira vez em pouco mais de dez anos voltamos aqui no Ágora Teatro ao GRANDE INQUISIDOR de Dostoievski. Se as duas montagens anteriores já eram completamente diferentes entre si, esta terceira radicaliza ainda mais as diferenças e diversidades enormes que um mesmo texto pode resultar. O que nos leva a uma terceira versão desse mesmo texto, são os caminhos do labirinto que o gênero humano optou por adentrar e as perguntas que a cada encruzilhada somos indagados. O comportamento humano, as dúvidas que a nossa realidade e a nossa metafísica insistem em nos recolocar, a nossa liberdade e a nossa sujeição, a nossa submissão e a nossa revolta, são os temas que o nosso Grande Inquisidor recoloca em discussão nesse nosso século XXI.
Da lenda original narrada por Ivan a seu irmão Aliocha no grande romance OS IRMÃOS KARAMAZOV, priorizamos a conversa interrogatório que o Grande Inquisidor trava com o prisioneiro, o próprio Cristo que retorna a terra e que será sumariamente condenado e executado por ter voltado para estorvar a obra da igreja.
Colocamos essa situação nas ruas de São Paulo contemporânea e o poema ecoou e nos surpreendeu com extrema nitidez e pertinência. Essa nova versão, também com cenários figurinos de Sylvia Moreira e luz de Wagner Freire, procura chegar às camadas mais profundas do texto de Dostoievski pra dialogar com toda a clareza sobre as nossas mazelas contemporâneas.
Dramaturgia e interpretação : Celso Frateschi
Cenário e Figurino: Sylvia Moreira
Luz: Wagner Freire
Corpo: Viven Buckup
Programação Visual : Pedro Becker
SERVIÇO:
08/09 à 19/11/2018
SÁBADOS e DOMINGOS às 19h00
SEGUNDAS às 21h00
R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)
ÁGORA TEATRO - Sala Edith Siqueira 60 lugares
Duração: 60 minutos
Acessibilidade: SIM
Banheiros: SIM
Café: SIM
Rua Rui Barbosa, 664 – Bela Vista
TEL: 3284-0290
bottom of page